O mercado de energia solar no Brasil em 2019 teve crescimento recorde

Em 2019, o mercado de energia solar no Brasil cresceu mais de 212%, alcançando a marca de 2,4 GW instalados. Segundo a Aneel, foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, correspondendo a R$ 4,8 bilhões e 15 mil profissionais trabalhando na área.

Por ser um país com altos índices de irradiação solar, podemos dispor de um bom desempenho dos sistemas fotovoltaicos a partir dos fatores climáticos, uma vez que sua eficiência em determinadas regiões pode ser muito mais satisfatória por meio da captação dos raios solares.

Além disso, outros aspectos contribuíram para a maior utilização de energia fotovoltaica no Brasil, como por exemplo a crise hídrica que encareceu o preço da energia, os incentivos governamentais, como as linhas de financiamento de energia solar com prazos de pagamentos prolongados e juros mais baixos, além da diminuição do custo para aquisição de painéis solares.

O mercado de energia solar em 2020

Desde junho de 2020, o Brasil conta com 2,928 GW de potência instalada em energia solar, correspondendo a 1,6% de toda a matriz energética brasileira e à porcentagem de 99,8% de toda micro e minigeração distribuída em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A previsão é de que, ainda em 2020, o Brasil contará com 174 mil sistemas fotovoltaicos on-grid, representando 0,21% do total das unidades consumidoras do nosso país. Estima-se que, em 2024, haverá, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede no território brasileiro.

Veja, abaixo, o infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) sobre a energia solar fotovoltaica no Brasil:

Fonte:

https://www.portalsolar.com.br/mercado-de-energia-solar-no-brasil.html/amp?gclid=CjwKCAjw19z6BRAYEiwAmo64LcZkWNQoL4xbV5xSOAcSwQ-3GsTnOlNJOXKEHKa1ShGuTnw-udE7MBoCw5EQAvD_BwE

Compartilhe esse post

(2) Comentários

  • Joe Doe Responder

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus.

    28 de junho de 2016 at 13:06
  • nxdmdvglup Responder

    Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

    25 de março de 2021 at 23:16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *